sexta-feira, 28 de março de 2014

Previsão de Chuva para o trimestre na Região Nordeste




MAIOR PROBABILIDADE DE CHUVA NA CATEGORIA ACIMA DA NORMAL PARA O LESTE DA REGIÃO NORDESTE
           As águas superficiais mostraram-se mais aquecidas e os ventos de sudeste mais intensos do que a média de longo período no Atlântico Tropical Sul, podendo contribuir para a ocorrência de pluviometria mais acentuada no leste da Região Nordeste do Brasil nos meses de outono (abril a junho). No setor leste do Pacífico Equatorial, por sua vez, as águas superficiais continuaram anomalamente resfriadas durante fevereiro passado, concordando com as previsões do modelo acoplado BESM do INPE.

Previsão
Chuva - maior probabilidade para a categoria em torno da faixa normal sobre o centro-norte do PI, CE, oeste do RN, PB, PE e norte da BA (35% acima, 45% normal e 20% abaixo), com a segunda maior probabilidade das chuvas ocorrerem acima da faixa normal. Previsão de chuva na categoria acima da faixa normal entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia (40% acima, 35% normal e 25%). Nas demais áreas, a previsão indica igual probabilidade para as três categorias. É importante ressaltar que ainda pode ocorrer grande variabilidade espacial e temporal da chuva no decorrer deste trimestre (chuva moderada a forte num curto espaço de tempo).
Temperatura - em torno da normal climatológica.


Sumário Executivo
             A ausência de episódios bem configurados da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante fevereiro, em parte associada à presença anômala de vórtices ciclônicos na média e alta troposfera, contribuiu para a escassez de chuvas na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, especialmente durante a primeira quinzena do mês. Por outro lado, os totais pluviométricos situaram-se acima da média histórica em parte das
Regiões Norte e Sul do Brasil.
            A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) passou a valores abaixo da climatologia em uma área do Atlântico Norte, próximo à costa noroeste da África e em torno da climatologia no Atlântico Equatorial. Esta configuração contribuiu para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas no norte da Região Nordeste, em torno de sua posição climatológica durante fevereiro.
    
1 – SISTEMAS METEOROLÓGICOS E EVENTOS DE DESTAQUE NO BRASIL EM
FEVEREIRO DE 2014.
            No decorrer da primeira quinzena de fevereiro, as chuvas muito acima da média no norte da Bolívia também contribuíram para o aumento dos níveis dos rios no sudoeste da Amazônia. Já durante a segunda quinzena, ocorreu aumento da convecção em grande parte da Região Centro-Oeste, com predominância de anomalias positivas de precipitação principalmente no centro-sul do Mato Grosso, no norte do Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás. A condição de bloqueio atmosférico sobre o Pacífico Sul, ainda presente neste último mês, favoreceu o excesso de chuva no sul da Região Sul, com destaque para os 432 mm acumulados em Torres-RS, dos quais 408 mm ocorreram em apenas cinco dias, sendo que 256,9 mm foram registrados no dia 14 (Fonte: INMET). Considerando os acumulados diários de precipitação nos setores central e norte do País, destacaram-se os valores registrados nas cidades de São Vicente-MT (102,1 mm, no dia 04), Conceição do Araguaia-PA (163,2 mm, no dia 14), Itaituba-PA (116,3 mm, no dia 15), Canarana-MT (102,6 mm, no dia 17) e Barbalha-CE (101,2 mm, no dia 17), conforme dados do INMET. As temperaturas mínimas apresentaram-se próximas às climatológicas na maior parte do País. Já as temperaturas máximas excederam a climatologia principalmente nas Regiões Sul e Sudeste. Segundo dados das estações convencionais do INMET, as máximas atingiram 40,2°C em Indaial-SC (dia 08) e 39,4°C nas cidades de Santa Maria-RS (dias 07 e 09) e São Luiz Gonzaga-RS (dias 09 e 11). No aeroporto do Galeão-RJ e na capital carioca, a temperatura máxima atingiu respectivamente 39,9°C e 38°C no dia 27. Na estação do Mirante de Santana, na capital paulista, a temperatura média mensal para este mês ficou em torno dos 31°C, sendo a climatologia mensal igual a 28°C (Fonte: INMET).
        
REGIÃO NORDESTE
Climatologia: No trimestre AMJ, é caracterizada pelo aumento das chuvas no leste e continuidade no extremo norte da região e redução a partir da segunda quinzena de maio no semiárido. Na costa leste, é normal a ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, associados à propagações de distúrbios de Leste.
Ressalta-se que a chuva no semiárido é caracterizada por uma alta irregularidade na distribuição espacial e temporal, com ocorrência de veranicos (de cinco ou mais dias sem ocorrência de chuva). Enquanto no Litoral poderão ocorrer pancadas de chuva intensa num curto espaço de tempo.
Em abril, os valores máximos de precipitação oscilam entre 300 e 420 mm no centro e norte do Maranhão, norte do Piauí, do Ceará e leste dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; valores inferiores a 40 mm ocorrem no centro da Bahia. Em maio, os valores máximos de precipitação oscilam entre 300 e 360 mm no norte do Maranhão e leste dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; valores inferiores a 10 mm ocorrem no sudeste do Maranhão, sul do Piauí, sudoeste de Pernambuco, oeste e noroeste da Bahia. Em junho, os valores máximos ocorrem no leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e litoral de Alagoas e oscilam entre 240 mm e 400 mm; valores inferiores a 10 mm ocorrem no Piauí, sudoeste do Ceará, oeste de Pernambuco e centro e oeste da Bahia.

Temperatura

 Outra característica dessa estação é a diminuição nas temperaturas mínimas em toda a região com declínio mais acentuado no final da estação.
Em abril, os valores máximos acima de 33ºC, ocorrem no centro do Piauí, sul do Ceará, centro e oeste do Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco. Em maio, os valores máximos acima de 33ºC, ocorrem no centro do Piauí, centro e sudoeste do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em junho, os máximos acima de 33ºC ocorrem no centro e norte do Piauí e oeste dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Os valores mínimos para o trimestre ocorrem de 15ºC a 18ºC, nas regiões serranas dos Estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, podendo chegar até 12ºC em localidades isoladas nas regiões serranas da Bahia. 

Nenhum comentário: