terça-feira, 26 de novembro de 2013

Palestra magna abre o VIII forum Desenvilvimento sustetavel


Na abertura, a embaixadora do México, Beatriz Paredes, discursa sobre a nova ruralidade
Bruno Moraes
Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, aparece ao centro (de rosa) na mesa de abertura do VIII Fórum
Uma palestra sobre a concepção de ruralidade e os desafios para as políticas públicas abriu o VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, nesta segunda-feira (25/11), em Campina Grande (PB). A embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, falou sobre a experiência que possui com agricultura familar em seu país natal e traçou um paralelo com a situação do rural brasileiro, antes de contextualizar a discussão contemporânea sobre a nova ruralidade. 

"É necessário no século XXI uma conceituação distinta sobre ruralidade? O México teve um processo de reforma agráriaque aconteceu em 1917. As condições lá são muito diferentes das condições do Brasil", comparou a embaixadora. Ela citou questões como a propriedade da terra, os bens gerados, a juventude rural e outros como fundamentais nessa discussão. "Precisamos fazer novas perguntas básicas para definir uma nova ruralidade", definiu Beatriz Paredes.

"Temos que pensar nos pequenos agricultores. Desenhar mecanismos mistos onde os interlocutores devem ser representados. Não podemos deixar que seja o livre mercado unicamente que defina o destino dos territórios. Os estados devem poder destinar os recursos tecnológicos e apontar quais regiões tem importância, sem levar em conta outros propósitos", indicou a palestrante magna. 

A mesa de abertura foi composta pelo representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil, Manuel Rodolfo Otero; pela Coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Betty Rocha; pelo Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil, Alan Bojanic; pelo vice-governador do Estado da Paraíba, Romulo Gouveia; pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, José Aldo dos Santos; e pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antonio Rodrigues Amorim. 

"O rural foi durante muitos anos ofuscado por um setor urbano considerado moderno, com o rural sendo considerado atrasado, e isso nós não aceitamos mais. Chegou a hora de por de pé o nosso setor rural. Temos que reconhecer que o rural apresenta uma contribuição estratégica para o desenvolvimento da América e do Brasil. O IICA reconhece que o rural é um espaço de vida", discursou, Manuel Otero.

A abertura do evento também contou com uma apresentação especial da orquestra musical mirim de Cabedelo (PB), apresentação cultural de forró e o lançamento oficial da publicação Concepções da Ruralidade Contemporânea: as singularidades brasileiras, que representa o volume 21 da Série Desenvolvimento Rural Sustentável.

Nenhum comentário: