terça-feira, 26 de novembro de 2013

Painel 2 Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil


Representantes do sertão central

Painelistas apresentam resultados do Projeto do IICA e suas implicações para as políticas
Pa
O Painel 2 do VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, na tarde desta terça-feira (26/11), apresentou e discutiu o Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas. O estudo realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura propõe uma nova tipologia dos espaços rurais brasileiros e o evento em Campina Grande (PB) marcou a primeira vez que o grande público teve acesso às conclusões da equipe técnica..

Uma das coordenadoras do Projeto, Tânia Bacelar (UFPE), fez a apresentação dos resultados do Projeto. "Vimos que vale a pena fazer essa discussão sobre o que é o novo rural e olharmos para dentro do País", afirmou a economista e socióloga. Ela explicou que a visão contemporânea do rural com que a equipe trabalhou foi a de que "o rural se expressa enquanto forma territorial de vida social", o que rompe com a visão economicista do rural como território de produção agropecuária.

"Concluímos que em algumas regiões o Brasil rural vem crescendo acima do urbano. Hoje, 70% da produção de alimentos no País vem da agricultura familiar. O agronegócio é muito importante, mas produz basicamente para exportação. 75% do emprego na zona rural está na agricultura familiar. Esse é um dado muito importante. Agricultura patronal é boa para produzir excedente, mas não é boa para criar emprego, como é a agricultura familiar", aponta Tânia.

Leonilde Medeiros e Mariana Trotta (CPDA/OPPA) apresentaram As Implicações da nova concepção da ruralidade no marco legal brasileiro. Mariana citou os três estudos de caso promovidos em Belterra (PA), Caxias do Sul (RS) e Nova Iguaçu (RJ) para endossar o estudo, enquanto Leonilde fez uma contextualização histórica sobre o tema. 

Na sequência, Jan Bitoun (UFPE) abordou A proposta de tipologia dos espaços rurais no Brasil e os dois produtos do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil coordenados por ele: Redimensionamento do rural brasileiro e Representação da diversidade do rural brasileiro em escala nacional. 

Uma das conclusões é que o percentual da população residente em municípios essencialmente e relativamente rurais corresponde a 37% da população total do país distribuído em 87% dos municípios. Outro resultado foram os 26 tipos regionalizados do Brasil, que derivaram dos biomas brasileiros - ponto de partida para a proposta de tipologia do rural brasileiro. Logo depois, um debate mediado por Betty Rocha (SDT/MDA) fechou o segundo dia do evento.

O VIII Fórum Internacional termina nesta quarta-feira (27/11) com um Ciclo de Debates sobre uma nova concepção de ruralidade e políticas públicas, das 9h às 18h. O evento está sendo realizado no Hotel Garden Tulip Campina Grande. 

Nenhum comentário: