sexta-feira, 15 de março de 2013

Nova lei dos royalties é publicada no Diário Oficial

 

20130315100340_cv_dr_gde
A Lei dos Royalties do Petróleo foi publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União. A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu no final da tarde de ontem o projeto enviado pelo Congresso após as alterações feitas pelos parlamentares, com derrubada dos 142 vetos presidenciais ao texto, e promulgou a lei.

Os principais Estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo), que aguardavam a publicação da lei no Diário, devem agora ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com ações contra a legislação. O governo do Rio anunciou, na noite de ontem (14), que entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei.

A nova legislação prevê um rateio mais igualitário dos royalties do petróleo entre Estados e municípios; a derrubada dos vetos estende a nova divisão para blocos atualmente em operação. Os royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo como compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração.

Nenhum comentário: