quarta-feira, 25 de abril de 2012

Instituto Nacional de Meteorologia – INMET Previsão Climática para o trimestre


Região Nordeste Climatologia

A costa leste do Nordeste apresenta neste trimestre o período mais chuvoso do ano, provocado pelas Ondas de Leste, quando associadas às frentes frias oriundas do sul, são responsáveis por pancadas de chuva, às vezes intensas no período de 24 horas, principalmente no litoral entre Natal e Salvador. É importante ressaltar a irregularidade na distribuição espacial e temporal, pancadas de chuva intensa num curto espaço de tempo. Em maio, ainda observam-se chuva no norte do Maranhão e grande parte do semi-árido da região, com significativa redução nos meses seguintes.

          Em maio os valores máximos de precipitação, oscilam entre 240 a 400 mm no norte do Maranhão e leste dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, de Alagoas, no Recôncavo baiano e no litoral de Sergipe; Valores inferiores a 10 mm ocorrem no sudeste do Maranhão, sul do Piauí, sudoeste de Pernambuco, oeste e noroeste da Bahia.

          Em junho, os valores máximos entre 220 a 390 mm, ocorrem no leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e litoral de Alagoas e litoral norte da Bahia. Valores inferiores a 10 mm ocorrem no Piauí, sudoeste do Ceará, oeste de Pernambuco e centro e oeste da Bahia.

         Em julho, os valores máximos oscilam entre 200 a 400mm no litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, litoral de Sergipe e litoral norte da Bahia. Valores inferiores a 10 mm ocorrem no Piauí, centro e sul do Maranhão, sul e oeste do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste de Pernambuco, centro e oeste da Bahia.                   

Temperatura:

        O trimestre é caracterizado pela diminuição das temperaturas, principalmente das mínimas em toda a Região, com declínio mais acentuado nos meses de junho e julho. Em maio, os valores máximos acima de 33ºC, ocorrem no centro do Piauí, centro e sudoeste do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em junho, os máximos acima de 33ºC ocorrem no centro e norte do Piauí e oeste dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em julho, os valores máximos acima de 33ºC ocorrem no sudoeste do Maranhão, centro e norte do Piauí, sul e oeste do Ceará, oeste dos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Durante o período, os valores mínimos ocorrem entre 15ºC e 18ºC, nas regiões serranas dos Estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, podendo ficar em torno de 10ºC em localidades isoladas nas regiões serranas da Bahia.                             .

INMET/ 3º DISTRITO DE METEOROLOGIA RECIFE/PE

Recife, 25 de abril de 2012.

Nenhum comentário: