Chefe-geral da Embrapa, o pesquisador Napoleão Beltrão foi o técnico convidado para participar da audiência pública promovida pelo senador Garibaldi Alves, no município de Angicos, onde a retomada da cultura do algodão foi o assunto em discussão.
Audiência que contou com a presença do filho-ministro da Previdência Garibaldi Filho, do neto-deputado Walter Alves, dos prefeitos Ivan Júnior, de Assu; Benes Leocádio, de Lajes; Shirley Targino, de Messias Targino, e Ronaldo Teixeira, claro, de Angicos.
Agricultores da região foram à audiência para ouvir a palestra de Beltrão.
“O Rio Grande do Norte já chegou a ter uma área cultivada de 500 mil hectares. Hoje só possui 3 mil. Com as novas tecnologias há grande possibilidade de retomar a produção e produzir inclusive o algodão de fibra extralonga, muito procurado e que o Brasil compra todo de fora”, disse o técnico com mais de 30 anos dedicados à pesquisa do algodão.
Os tempos áureos do algodão foram lembrados pelo deputado Walter Alves, que não acompanhou, mas pesquisou, inclusive as formas de retomar as discussões sobre o assunto.
“Temos que ampliar a discussão sobre esse assunto e buscar a união entre as prefeituras, o governo estadual e federal, além da atuação de órgãos como a Embrapa, que será parceira e é quem vai garantir o acesso à informação, por parte dos agricultores. A região do Seridó já teve sua economia áurea com o plantio do algodão”, disse Walter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário