quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Acomodando o … discurso

Publicado por: Laurita Arruda

-4
Há pouco mais de uma semana  a cena política do Rio Grande do Norte passou por uma reviravolta, que para os observadores pouco atentos fica difícil identificar quem é quem. Ou onde está quem.
Para os mais atentos também. Apesar de todos ainda conversando com todo mundo, as alianças tão questionadas parecem apontar.
Nesse momento, importante também é reavaliar conceitos e discursos.
Vejamos o exemplo do PT. Em quem pese a superioridade programática e da coerência com o plano nacional, o PT deixa claro que recebeu uma missão da cúpula e haverá de cumprir custe o que custar no Rio Grande do Norte.
Qual seja? Conquistar uma cadeira no Senado Federal. Dizem que a meta do Partido dos Trabalhadores é ampliar a mobília senatorial em 08 assentos.
Para isso a companheira Fátima Bezerra (PT) é titular e prioridade absoluta.Nem que para isso o palanque presidencial seja esquecido por alguns instantes, enquanto acomoda-se o PSB da ex-recente aliada Wilma de Faria.
Tudo possível de se alinhar desde que dois corpos não ocupem o mesmo espaço ao mesmo tempo. O espaço para o Senado, diga-se.
Quebra-cabeça de difícil resolução. Passemos para o próximo desafio.
Ontem, pelo twitter, o deputado estadual Fernando Mineiro declarou:
- o PMDB local busca um palanque onde caiba todos os partidos. Não quer eleição; quer nomeação. Respeito, mas discordo.
Bingo! Dada a senha para saber quem é quem no tabuleiro atual. Por “caber todos” leia-se não caber o PT.  Leia-se caber Wilma para o Senado.
Se assim não o fosse, a cúpula Petista não teria admitido na reunião do último dia 24 de janeiro(foto), na sede do PMDB, acomodar a vice prefeita Wilma na garupa do governador do PMDB.
Foi o que propôs a fina flor do Partido dos Trabalhadores na visita de cortesia aos primos mandatários do PMDB.
Wilma bem-vinda desde que na garupa do candidato a governador.
Naquele momento, o PMDB acreditou avançar para deixar todos no mesmo barco, com discursos afinados, mesmo que sem a convergência no plano nacional. Dilma X Campos.
Questões locais que os dois principais partidos terão que experimentar e … acomodarem tantas outras regiões.
Mas por que a “acomodação” acordada entre PT e PMDB não prosperou? Por um simples motivo; a vice governadora Wilma de Faria(PSB) no alto de seu favoritismo para o Governo do RN quer sentar na janela.
Mais. Quer na janela com poltrona conforto para o Ceu(nado). E essa tripulação,  por mais que quisesse, o PMDB não conseguiria … acomodar.

Nenhum comentário: