segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quanto custa ser obeso?

Quanto custa ser obeso?

SUS gasta R$ 490 milhões por ano com a obesidade. Após perder 40 quilos em 3 meses, Flávio confirma redução de gastos. Veja as dicas

Fernanda Aranda , iG São Paulo
 
Flávio Horta emagreceu 40 quilos em 3 meses e conta que com nova silhueta também conseguiu economizar nas compras com alimentos. "Fruta é bem mais barata que chocolate"
Os custos da obesidade vão muito além do dinheiro gasto com a sobremesa após o almoço. Na epidemia de ganho de peso que assola o mundo, uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UNB) atestou que o Sistema Único de Saúde dispensa R$ 490 milhões por ano para tratar pacientes com excesso de peso e que acabam doentes.

O estudo foi feito pela nutricionista da UNB Michele Lessa. Ela mapeou o valor empregado pelos hospitais e ambulatórios públicos do País para atender as sequelas de 26 doenças que têm como gatilho a obesidade.
“O ponto de partida foram pesquisas internacionais que já haviam detectado, de forma consistente, quantas pessoas desenvolveram diabetes, hipertensão, câncer entre outros problemas de saúde por estarem obesas”, explica Michele.

“Aplicamos os dados ao universo brasileiro e foi possível calcular a fração de gastos nacionais com a obesidade. Chegamos a quase meio bilhão de reais anualmente.”
Os números encontrados pela nutricionista foram usados pelo Ministério da Saúde como base nos programas governamentais para reduzir a obesidade e o sobrepeso, condições hoje presentes em 52% dos brasileiros, conforme divulgou o ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Há três meses, o gaúcho Flávio de Medeiros Horta, 42 anos, fazia parte desta parcela da população. Após perder 38 quilos em 90 dias – saindo da marca de 112 kg para os 74 kg atuais – ele não apenas evitou que a obesidade o transformasse em um dos pacientes do sistema de saúde como atesta que enxugar medidas resultou, como efeito colateral, na redução de gastos pessoais.

Nenhum comentário: