quarta-feira, 20 de março de 2013

MOBILIZAÇÃO DO GRITO DA SECA NA REGIÃO CENTRAL

 

Neste dia 19 de março, a região central do estado, se mobilizou e realizou uma mobilização da SECA, o local foi em angicos, na sede do STTR, onde foi feito um percurso, em algumas ruas da cidade, em seguida chegando ao centro da cidade, para acompanhar a missa, onde foi feito a leitura na praça publica diante de milhares de devotos de são José a carta para ser entregue ao governo, na presença da  imprensa que registrou tudo, a inter TV cabugi e a TV bandeirantes.
 
Agricultores protestaram contra o poder público, exigindo providências contra a seca. Com faixas que pediam ações “imediatas”, eles se posicionaram na frente do palco onde a missa era celebrada.
 O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Ambrósio Lins, afirmou que os prejuízos com a seca já passam dos R$ 4 bilhões. “São muitos prejuízos, rebanhos inteiros foram dizimados, plantações inteiras perdidas. E mesmo que hoje, dia de São José, comece a chover, não há como recuperar tudo isso”, disse. 
 
 O Articulador do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte Pedro Alves defendeu uma politica permanente de convivência com a seca como a construção de reservatórios em pontos estratégicos na região Central, como a construção da Barragem do Alivio em Lajes, Açude da Pedra em Agicos e Barragem São Vicente em Fernando Pedroza.

 Os trabalhadores levaram uma carta para ser entregue à governadora Rosalba Ciarlini que participou na parte da tarde da programação e prometeu estuda o atendimento de alguma das reinvidicação. O documento propõe, dentre outras coisas, o abastecimento imediato e contínuo das 75 mil cisternas já construídas no estado; criação e implantação imediata de um programa de complemento de renda para todos os agricultores familiares atingidos pela estiagem; e a  construção de mais 25 mil cisternas e construção dos açudes da pedra branca em angicos, açude são Vicente em Fernando Pedroza e açude alivio em lajes.
 
A mobilização foi para reivindicar melhorias e emergência imediata para a agricultura familiar, pois estamos passando por uma grande seca e o governo do estado, esta um descaso com o homem do campo.
Estiveram presentes ao ato na saída do STTR, cerca de 150 pessoas da região central, vale do Açu e Sérido, mais ao final o centro da cidade ficou cheio com mais de 3000 pessoas.  Onde foi lido e entregue aos governantes que estavam presentes e algumas cartas a imprensa, para publicação em jornal e na TV.
Fotos Blog de Almir Medeiro




 MMC - ANGICOS

 CONCENTRAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO

 PREPARAÇÃO DA SAIDA PARA O PERCURSO DA MOBILIZAÇÃO

 FAIXAS DOS STTRs EM PROTESTOS

 SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE DA FETARN
EM DISCURSO COBRANDO 
MAIS RECURSO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO

 TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS

 CARTAZES EM PROTESTOS

 PROTESTOS

 MMC - PEDINDO MELHORIAS PARA A MULHER DO CAMPO

 MAIS PROTESTOS

 FAIXAS COM PROTESTOS AO GOVERNO DO ESTADO

 ASSOCIAÇAO RIACHO DO PRATO - COBRA FORRAGEM PARA
OS ANIMAIS 

 CARTAZES EM PROTESTOS

VARIOS CARTAZES EM PROTESTOS

 EMERGENCIA PARA A SECA

 AGRICUTORES PEDEM AÇÕES AO GOVERNO ROSALBA

 STTR DE LAJES TAMBEM COM FAIXAS EM PROTESTOS

 PRESIDENTE DO STTR DE LAJES - DONA MARIA
EM LUTA POR MAIS RECURSOS PARA A NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

 STTR DE ANGICOS COBRA PROVIDENCIA DE EMERGENCIA AOS 
GOVERNANTES DO ESTADO

 PROTESTOS

 PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS - IVANALDO ROGERIO
NA PASSEATA COBRANDO RECURSOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

 CHEGADA AO CENTRO DA CIDADE

 PRESIDENTE DA CUT/RN JOSE RODRIGUES
EM SUA FALA PEDINDO EXECUÇÃO DE BENEFICIOS
PARA MELHORAR A SITUAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO

NA HORA DA LEITURA DA CARTA DAS REIVINDICAÇÕES DOS AGRICUTORES(AS)
GILBERTO  - ASSESSOR DA FETAN - LENDO DIANTE DA MULTIDÃO

Nenhum comentário: