terça-feira, 12 de março de 2013

Henrique quer vetos votados

Deu no Blog do Josias

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), apresentou em plenário um projeto de resolução que altera as regras de tramitação dos vetos presidenciais, moralizando-as. Se aprovada, a proposta restabelecerá o que prevê o texto da Constituição, eliminando um ‘jeitinho’ que há anos favorece o Executivo em detrimento do Legislativo.

Recebido sob aplausos dos líderes, o projeto de Henrique prevê que os vetos presidenciais terão de ser votados pelo Congresso num prazo de até 30 dias depois do seu recebimento. É isso o que determina a Constituição. Mas uma norma interna do Congresso só considerava os vetos como recebidos depois que eles eram lidos no plenário. Ninguém lia, e ficava por isso mesmo. Resultado: há vetos do tempo de FHC por apreciar.

A proposta do presidente da Câmara incorpora outra norma já prevista na Constituição: vencido o prazo de 30 dias, os vetos não analisados passam a trancar a pauta de votações das sessões conjuntas do Congresso, que reúnem unicameralmente os deputados e os senadores. Quer dizer: nada poderá ser votado antes que os vetos sejam da apreciados. Nem mesmo o Orçamento da União poderá furar a fila.

“Todos sabem que essa Casa está pagando por muitos erros”, disse Henrique aos seus pares. “Às vezes por culpa sua, às vezes nem tanto. Mas se há um episódio em que nós temos que assumir a nossa responsabilidade –por erro ou omissão— é em relação aos vetos que deixaram, há dez anos ou mais, de ser apreciados por essa Casa. A omissão passada não justifica a do presente. E muito menos a do futuro.” Deputados há 42 anos, Henrique fez o seu próprio “mea culpa”, confessando a própria omissão.

“O que aconteceu com esta Casa?”, perguntou Henrique de si para si. “Os vetos não eram lidos, as matérias não eram apreciadas”, ele respondeu. Passou, então, a discorrer sobre o sentido do seu projeto: “Se aprovado, o que passa a valer não é a leitura do veto, mas o seu recebimento. E mais: passados 30 dias, essa Casa, cumprindo o dever constitucional, terá, sim, de apreciar o veto. Sob pena do trancamento da pauta para qualquer outra matéria.” Ouviram-se aplausos.

O que Henrique sugere é que, independentemente do que venha a ser decidido em relação ao passado, o Congresso passe a contar o prazo para a votação dos vetos “a partir da hora em que eles são protocolados no Congresso.” No dizer do presidente da Câmara, o Legislativo “não pode mais abrir mão de dar a última palavra” no processo de formulação das leis. Recebeu a anuência do plenário para tocar adiante o projeto, enviando-o a Renan. Alvíssaras. Por um instante, os parlamentares tiraram os joelhos do solo. Vai durar?
 
 
 
 

Nenhum comentário: