sábado, 23 de fevereiro de 2013

FAERN REALIZA A EXPEDIÇÃO RETRATO DA SECA EM LAJES


A cidade de lajes na região central de rio grande do norte recebeu nesta sexta feira a expedição retrato da seca, promovido pela  federação de agricultura do estado do rio grande do norte.
 A programação começou ás oito horas da manhã com um café no restaurante Militão, ás nove horas foi realizada uma reunião na câmara municipal com produtores, sindicatos, autoridades e o povo em geral, onde foi feita uma explanação pelo  presidente José Álvares vieira sobre o principal objetivo do movimento, destacando principalmente a falta de uma política de governo para a convivência com a seca e conclamou a todos para juntos lutar para que o governo defina uma política clara de convivência com a seca no semiárido.

Durante a reunião foi entregue pelo o articulado do território sertão central cabugi e litoral norte, Pedro Alves uma proposta do território para a região, aprovado nas assembleias, que contém varias propostas para a convivência com a seca, dentre eles se destaca a construção de três reservatórios de grande porte como a construção da barragem do alívio em lajes, construção do açude da pedra em angicos e barragem são Vicente em Fernando Pedroza, como também a perfuração de poços, construção de barragem submersa, construção de um armazém para o armazenamento de grãos, construção de um centro comercial para a agricultura familiar, reestabelecer a estrada de ferro natal Macau e a estrada do sal Macau, região central e Seridó, turismo rural e um seguro caatinga para os carvoeiros.
O documento foi entregue ao presidente da FEMURN, prefeito de lajes Benes Leocádio e para o presidente da federação da agricultura josé vieira.

Logo em seguida falou o prefeito Benes Leocádio, que colocou a importância deste movimento promovido pela federação, que relembra o grito da seca que ocorreu ao lado do pico do cabugi. parabenizou o presidente José Vieira pela iniciativa, esperamos que este movimento sirva para alerta, o governo que precisamos criar politicas publicas permanente para a semiárido nordestino, com construções que tenha resultado de longo prazo, reservatórios de grande porte que no período seco possa dar suporte para a produção de ração animal e humana, diante das dificuldades em que vivi os municípios, é impossível bancar estes projetos de infraestrutura pelo  município, precisamos sensibilizar as duas esferas de governo: estadual e federal, para que entendam esta situação e execute projetos de infra estrutura para o sertão.

 A expedição retratos da seca, de lajes seguiu para Santana do Matos e pretende viajar por todo o estado do rio grande do norte para fazer um documento da real situação da seca no estado. A chagada em natal está prevista para a próxima terça- feira, onde será feita uma apresentação as empresas e autoridades.

Nenhum comentário: