quinta-feira, 5 de abril de 2012

encenação da Paixão de Cristo em Lajes

 
Quantas vezes refletimos acerca de cada "encenação da paixão" como, por exemplo: A traição de Judas, a oração no Horto das Oliveiras, a tentação de Satanás, a invigilância dos discípulos, a apresentação de Jesus por Judas aos soldados com um beijo na face, a negação de Pedro, o abandono dos discípulos, o suicídio de Judas, todo o suplício infringido com as chibatadas e coroação com espinhos, o julgamento no pretório, o lavar as mãos pelo Pôncio Pilatos, a troca da liberdade de Jesus por Barrabás, a via crucis, as quedas durante o trajeto até o Gólgota (onde se dava a crucificação) a presença de Verônica com alva toalha enxugando-lhe a face molhada de sangue, suor e lágrimas, o auxílio de Simão Sirineu carregando a cruz; O ser crucificado com cravos nas mãos e nos pés, quando o habitual era amarrá-los com cordas; O ser crucificado entre dois ladrões? O entregar sua mãe (mãe, eis ai o teu filho; Filho, eis ai a tua mãe) aos cuidados de João o único discípulo que o acompanhou até o final; Das palavras "Pai, porque me abandonaste!" e as suas últimas palavras a Deus: Pai perdoa, eles não sabem o que fazem!

Como podemos observar, temos muito a refletir em cada um desses momentos vividos. Cada situação Jesus nos ensina algo que precisamos buscar no nosso íntimo. Lembremos quando Ele disse: "Aquele que quiser ser digno de Mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me! Ele nos diz que cada um de nós tem a própria cruz, temos uma via crucis, teremos a traição, a negação, o abandono, o medo, mas que sempre teremos uma Verônica a nos consolar, e um Simão Sirineu a nos auxiliar nos momentos de maior dificuldade, que teremos quedas, mas precisamos levantar e caminhar. A cruz é nossa, e o exemplo é do Mestre, que veio nos ensinar, na pratica a humildade, a coragem, a força, a fé... Essa é a VIDA!
Jane Maria 

Com um elenco 100% de Lajes, com 96 atores, entre crianças, jovens, adultos e idosos a Secretaria de Educação e Cultura, Prefeitura de Lajes e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio cultural do Ponto de Cultura e ADLIS, será encenada na noite desta quinta-feira (05), após a missa, a Paixão de Cristo aqui em Lajes. 
O cortejo sairá do Instituto indo até a praça Coronel Miguel Teixeira onde será encenada o Sermão da Montanha. Depois pela João Militão, praça central e voltando para a praça da Matriz onde será encerrada com a crucificação e ressurreição de Cristo. 

Investir no seu capital social é acreditar na capacidade de seu povo. Vai ser o espetáculo do povo de Lajes. 

Um comentário:

Fábio Fernandes disse...

Bela iniciativa! Eu como futuro docente da área de arte desse município ,fico feliz em ver tal iniciativa. parabéns a todos que buscam realizar ações culturais e resgatar esses valores artísticos intrínsecos na juventude lagense!