terça-feira, 11 de outubro de 2011

P1+2: Encontro Territorial discute renovação de Projeto

ImprimirE-mail
Benes ganrate parceria com o projeto P1+2...
Foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lajes o Encontro Territorial para discutir o novo projeto do programa P1+2 em toda a região central. Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido.
O encontro reuniu coordenadores da ATOS, Presidentes de Sindicatos e Associações da região. Todos fizeram uma avaliação da execução do programa que vem desde 2009 atuando e beneficiando centenas de famílias. Só em Lajes, o programa construiu em 2011 55 cisternas calçadão, 2 tanques de pedra, 6 barragens subterrânea e 3 bombas populares.
O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, participou da reunião, como um dos principais parceiros do programa que tem dado uma atenção especial ao homem do campo. Benes garantiu aos trabalhadores, a ATOS e ao Sindicato que a parceria da Prefeitura continua com toda a estrutura que o município dispõe. O novo contrato deve ser assinado em breve já com uma grande demanda para ser realizada.

Conheça mais sobre o P1+2
O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.
As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir dos seguintes critérios: Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC; Mulheres chefes de família; Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade; Crianças e adolescentes frequentando a escola; Adultos com idade igual ou superior a 65 anos e Portadores de necessidades especiais.
As características de solos, a formação rochosa (cristalino, sedimentar, arenito), a localização das implementações, a lógica de produção (agricultura, pecuária, extrativismo) e as formas de manejo também são requisitos observados na escolha das famílias e no tipo de tecnologia que mais se adequada a sua realidade.

 Imagens de Robson

Nenhum comentário: