quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PMDB aceita voto distrital misto

Henrique preside reunião da bancada
Reunida hoje com o líder, Henrique Eduardo Alves, a bancada do PMDB na Câmara anunciou que vai propor ao relator da reforma política na Casa, Henrique Fontana (PT-RS), que acolha a proposta de voto distrital misto para a próxima eleição para deputados.
A proposta prevê metade da bancada eleita pelo voto majoritário e a outra metade pelo voto em lista fechada. Acabariam as coligações.
Numa segunda etapa, o partido endossaria a preservação do sistema misto (metade eleita pelo voto majoritário, e a outra em lista fechada) ou faria opção por um ou por outro sistema.
Henrique Alves lembrou que não será fácil aprovar qualquer mudança na legislação política pois nenhum partido dispõe sozinho de três quintos dos votos da Câmara.
O líder admitiu que a bancada do PMDB se preocupa em ouvir o pensamento da opinião pública. E citou pesquisa realizada pela Rádio Câmara, na qual foi apurada uma rejeição de 80% para as coligações partidárias; de 70% para o financiamento público e de 60% para o voto em lista fechada.

Nenhum comentário: