sábado, 23 de julho de 2011

Estação Ferroviária será transformada em Estação do Saber.


Daniel Pereira, Carlos Pimenta, Benes e César

A boa notícia foi dada na última quinta-feira (21) ao prefeito Benes Leocádio em viajem realizada a cidade do Recife/PE acompanhado do vereador César Militão e de Daniel Pereira. Benes e comitiva estiveram presentes na sede da Rede Ferroviária Federal S.A na capital pernambucana onde na oportunidade conversaram com o coordenador da unidade regional, Dr. José Carlos Pimenta.
A solicitação do município de Lajes é que todas as instalações da Estação Ferroviária sejam colocadas a disposição da prefeitura para que seja possível a realização de projetos, o que vem sendo uma luta do prefeito nos últimos anos. Carlos Pimenta disse ao prefeito Benes Leocádio que a unidade já tem
conhecimento do pleito do município, garantiu que em pelo menos quarenta e cinco dias a prefeitura já tenha a sua disposição todas as instalações, depende apenas dos tramites finais para a liberação. O chefe do executivo também apresentou ao coordenador todo o projeto pretendente da Prefeitura, o que animou Carlos Pimenta por saber que a Estação será bem cuidada.

Com a posse de toda a estrutura, o município de Lajes conseguirá chegar ao seu objetivo, o de transformar o lugar em um ambiente cultural onde a população posse usufruir do espaço. O prefeito Benes Leocádio já declarou que está lutando para deixar a Estação Ferroviária com condições que possa ser um dos cartões postais da cidade. Nas dependências da Estação poderá funcionar uma Biblioteca Digital, Cinema, Restaurante Regional e o Museu Alzira Soriano.
Já teve inicio as obras do “Largo da Estação”, este espaço que está em construção dará um novo visual a Estação, será uma praça arborizada e bem iluminada com um ponto importante que é a preservação e conservação da arvore centenária, a Tamarineira que já foi tombada através do um projeto do vereador Canindé Rocha.
Saiba um pouco da Historia da Estação Ferroviária de Lajes.
Imagem da Estação Ferroviária em 1918
A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949). Foram 43 anos para se construir uma linha de apenas 235 km. A estação de Lajes foi inaugurada em 1918. Chamou-se por algum tempo Itaretama. É o entroncamento do ramal de Afonso Bezerra. Já está há algum tempo sem tráfego algum de trens, pois a CFN não está operando cargas no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: