terça-feira, 31 de maio de 2011

Plano de cargos e salário, não é uma conquista?

O Prefeito Benes Leocádio enviou para a Câmara Municipal na última semana, o plano de cargos, carreiras e salários, da saúde e da educação, desejo de qualquer categoria, este último discutido por mais de 2 meses atendidas algumas solicitações feitas pelos professores, mais especificamente as letras "I" e "J".

Na última sexta-feira a Câmara Municipal de Lajes aprovou os dois Planos de Cargos, aí veio a grande surpresa, o sindicato que estava reivindicando o plano e negociou os pontos divergentes, na sessão do Legislativo na última sexta-feira, passou a fazer um trabalho para reprovar, "vetar" o mesmo, (plano de cargos, carreiras e salário da própria categoria), colocando em risco a não implantação este ano, pois caso a Câmara houvesse rejeitado, não seria possível a sua reapresentação no mesmo exercício, agora perguntamos: Pode Isso?

O problema é que o sindicado não estava querendo um plano, estava querendo um palanque para fazer politicagem, com a aprovação do plano não tem mais palanque.

Na última reunião ocorrida no salão paroquial, os Vereadores de oposição estavam no palanque fazendo os discursos emocionados em defesa do plano, o plano chegou à Câmara e aí, para espanto e surpresa de muitos, os discursos foram pela reprovação, onde está a ética dos Edis?

A incoerência maior foi a do Vereador Canindé Rocha (PT), que participa da administração, indicando cargos comissionados e participou do acordo com o Prefeito Benes nas discussões do plano. Em seu discurso na sessão da Câmara, o Vereador disse que o plano era bom, mas na hora de votar, outra surpresa, votou contra, sob a alegação que faltava uma "coisinha", uma reunião para informar a que já havia sido acordado.

É lamentável misturar as questões políticas-pessoais com um assunto tão importante como é o PCCS dos Professores, onde deveríamos estar fazendo uma comemoração por esta grande conquista da classe, onde é assegurado todos os direitos exigidos pela legislação atual, inclusive o Piso Nacional Salarial.

Formar o palanque político usando os professores é um desserviço que o sindicato está prestando a todos os educadores do nosso Município, dizer que os Vereadores que votaram pela aprovação do plano são contra a educação é mediocridade, dizer que os que votaram contra a aprovação do plano estão a favor dos professores é menosprezar o conhecimento dos nossos mestres, porque de toda forma é o plano de Cargos, carreiras e salários da classe, pior seria se não houvesse um plano, alguns técnicos que tem experiência em Educação, colocaram que o PCCS dos Professores de Lajes, é um dos melhores do nosso estado.

Quem conhece a nossa estrutura educacional, as nossas escolas, os nossos equipamentos todos novos e adquiridos recentemente, a preocupação da Administração com a capacitação dos nossos profissionais, sabem que a o nosso Município tem avançado muito na melhoria em todos os sentidos e tem demonstrado que tem Compromisso com a Educação.

Nenhum comentário: