sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ciclo de debates fecha o VIII Fórum Internacional



Ampla discussão sobre a nova ruralidade brasileira encerrou o evento em Campina Grande-PB
O encerramento do VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, nesta quarta-feira (27/11), foi marcado por um amplo debate sobre Uma nova concepção de ruralidade e políticas públicas. Depois de três dias, o evento em Campina Grande (PB) chegou ao fim com uma reflexão sobre o Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas, cujos resultados foram apresentados nos Painéis 1 e 2 (leia mais aqui e aqui). 

Dentro do tema central, foram cinco sessões temáticas: consolidação da abordagem territorial nas políticas de desenvolvimento rural; papel das iniciativas de fortalecimento das capacidades dos territórios; desafios e potencialidades do rural atual; novos agentes e iniciativas estratégicas no rural mais amplo que o agrícola; e a proposta de tipologia do rural brasileiro. 

Ao longo do dia, participaram do debate Márcio Caniello (Secretário Municipal de Planejamento de Campina Grande), Walsey Guimarães (BNDES), Onaur Ruano (SAF/MDA), Jaci Afonso (CUT) e Lívia Miranda (UFCG), além de Cândido Grysbowsky (IBASE), Betty Rocha (SDT/MDA) e Márcia Dornelles (Rede Estadual de Colegiados Territoriais). Todos discursaram e responderam questões levantadas pelos participantes.

A síntese final dos resultados do ciclo de debates foi apresentada pela professora Tânia Bacelar (UFPE). O professor Sérgio Leite (OPPA/CPDA) e João Torrens (IICA Equador) também fizeram considerações.

As contribuições dadas serão aproveitadas na continuidade do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil, desenvolvido pelo IICA. "É um grande diálogo entre a sociedade, o governo e o Projeto sobre os resultados. Todas as contribuições para o Projeto são muito bem-vindas já que visamos colaborar para o aperfeiçoamento das políticas públicas", afirmou Carlos Miranda, coordenador-executivo do Fórum DRS e um dos coordenadores do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil. 

Nenhum comentário: